You Are Reading

0

Construa seu futuro - A Era da Inspeção

willianend segunda-feira, 12 de julho de 2010

Hoje entrevistaremos o Engenheiro Hélio Ribeiro Pinto o pioneiro em formação de inspetores de solda N1 e N2 no Brasil.
No passado, o sinônimo de uma carreira promissora e rentável era a realização de um curso de graduação, porém hoje não são apenas as universidades que possuem estes atrativos. Na realidade, muitas graduações não proporcionam o retorno financeiro esperado e, quando comparados aos cursos profissionalizantes, a relação custo x beneficio é muitas vezes desanimadora.
Cursos profissionalizantes para a área de controle da qualidade em soldagem são bem interessantes e possuem um mercado muito promissor, onde a carência de inspetores é uma realidade e os salários destes profissionais muito atraentes. A expansão deste mercado com a construção de novas refinarias, pólos petroquímicos, siderúrgicas, navios e a descoberta do pré-sal acabam reforçando a tendência.

INFOSOLDA: Prezado Senhor, o que é inspeção, e como surgiu a inspeção e seus desdobramentos?
Em toda atividade que realizamos precisamos verificar se o produto/serviço atende aos requisitos da qualidade, neste momento de verificação estamos realizando uma inspeção. Na área industrial, mais precisamente no setor de Óleo & Gas, a profissão Inspetor surgiu no Brasil nos anos 80, quando a Petrobras criou o SEQUI, órgão que começou a ministrar treinamento e aplicar provas de qualificação para estes profissionais. O que inicialmente era um controle interno da Petrobras, tornou-se, a partir de 1992, sistemas nacionais de qualificação e certificação para as áreas de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção de Soldagem, operados, respectivamente, pela ABENDI (www.abendi.org.br) e pela FBTS (www.fbts.com.br), ambos credenciados junto ao INMETRO. Tais sistemas foram criados com o objetivo de atender todo o mercado brasileiro, sobretudo o ligado à indústria do petróleo, gás e energia. Ao mesmo tempo, colocou o país no mesmo nível de países como a Inglaterra, que possui o BINDT e o CSWIP, e os EUA, que possuem a ASNT e a AWS.
A presença de inspetores qualificados é uma exigência contratual em obras da Petrobras. Muitas vezes a medição (faturamento) dos serviços executados fica vinculada à apresentação de relatórios de inspeção aprovando o que foi realizado. Com isso, as empresas contratadas ficam "obrigadas" a ter estes profissionais.
Os Ensaios Não Destrutivos - END são ensaios realizados em materiais, acabados ou semi acabados, para verificar a existência ou não de descontinuidades ou defeitos, sem alterar suas características físicas, químicas, mecânicas ou dimensionais e sem interferir em seu uso posterior, como exemplo podemos citar o ensaio visual, o ensaio por Ultra-Som ou Raio-X, etc.
INFOSOLDA: Havia um tempo em que somente uma graduação era garantia de uma carreira promissora. Como o Sr. Analisa esta questão?
Hoje, se formos analisar bem, muitas graduações não proporcionam o retorno financeiro que foi investido quando comparada aos cursos profissionalizantes como por exemplo o curso de Inspetor de Solda Nível 1 que tem uma duração aproximada de 02 meses bem como um mercado muito promissor, onde a carência de inspetores é uma realidade e os salários desses profissionais muito atraentes.
INFOSOLDA: O Srº é o pioneiro na formação de Inspetores de solda no Brasil, conte - nos um pouco de sua trajetória e experiência.
Após me formar em engª. mecânico no CEFET/RJ, fui trabalhar no SENAI/RJ, coordenando o laboratório de ensaios mecânicos (destrutivos e não destrutivos) e os laboratórios de micrografia, onde fazíamos ensaios com laudos para as indústrias em geral. Eu e mais alguns colegas fomos convidados pelo diretor do SENAI a elaborar e ministrar os primeiros cursos de inspetores de solda nível 1e nível 2 do Brasil. Após esse desafio bem sucedido, prestei concurso para a Petrobras e fui trabalhar na área de inspeção de equipamentos ficando no controle da qualidade durante 20 anos quando me aposentei. A seguir um novo desafio, montar um curso de qualidade na área de inspeção, fundando no ano de 2003 o IWC- Industrial Welding Course, onde hoje coordeno e faço questão de viajar por todo Brasil dando palestras e ministrando aulas, passando um pouco desta minha experiência profissional para os futuros inspetores.
INFOSOLDA: Como o Srº Avalia o mercado e a mão de obra oferecida hoje em dia para atender a este mercado, este mercado realmente existe, tem prospecção para quanto tempo, esta mão de obra esta suprindo a necessidade do mercado.
Nos próximos anos para atender a demanda por mão de obra especializada nos setores de Óleo & Gas, Energia e Siderurgia, alem da área de construção civil pesada e construção naval, o país precisará de investimentos maciços em tecnologia e formação de mão de obra qualificada (nos níveis básico, médio, superior e técnico).
Apresentamos hoje um déficit de mão de obra especializada em funções das mais diversas como, por exemplo, mecânicos, soldadores, inspetores de Soldagem, etc.
Com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), temos visto a modernização e ampliação dos estaleiros nacionais consolidando a construção naval brasileira e o surgimento de novas refinarias e complexos petroquímicos como exemplo o Comperj e a Rnest, no novo plano de negócios da Petrobras esta sendo previsto investimentos na ordem de US$ 224 Bilhões, sendo 95% deste valor investido no Brasil, o que vai gerar mais oportunidades de emprego e riqueza para o nosso povo.
É claro que temos ainda o setor Siderúrgico, Celulose, Químico, etc, que também sofrem com a escassez da mão de obra qualificada.
INFOSOLDA: Houve um substancial aumento na procura por cursos nestas áreas e consequentemente aumento de empresas prestadoras destes serviços, o que o Sr. tem a falar sobre isso?
No IWC - Industrial Welding Course (www.iwccursos.com.br) a procura por estes cursos vem aumentando gradativamente e, com a descoberta do pré-sal, a tendência é de um aumento ainda maior. O curso funciona como uma autoescola: primeiro se aprende a dirigir e depois se faz a prova junto ao Detran. No nosso caso, ministramos o treinamento e depois o aluno inicia o processo de qualificação junto a ABENDI ou a FBTS. O processo de qualificação é relativamente lento e algumas vezes pode passar de um ano, o candidato é submetido a uma bateria de provas e isto sem dúvida é um gargalo na formação destes profissionais, mas os que persistem e conseguem se qualificar são recompensados pela oferta de emprego e pelos salários oferecidos. Dentre os alunos do IWC, encontram-se tanto homens quanto mulheres com as mais diversas profissões, como advogados, fisioterapeutas, policiais e soldadores, entre outros. Os cursos possuem duração de 1 a 2 meses com grande flexibilidade de horários.
A era da inspeção de soldagem chegou para ficar e para os próximos 10 anos a promessa é de muito investimento no setor de Óleo e Gás, mantendo-se esta tendência quem optar por esta profissão conseguirá colher bons frutos nesta década.
Infelizmente, algumas instituições não vêem o seu aluno como o maior legado e por isso utilizam professores não qualificados, nem preparados e muito menos atualizados com as provas de qualificação e com a profissão, tendo com isso a qualidade de ensino ruim, treinamentos de baixa qualidade, aumentando assim o índice de reprovação nas provas de qualificação e arranhando a imagem da profissão do Inspetor.
INFOSOLDA: Quais dados estatísticos o senhor tem para comprovar que os alunos do IWC tem diferencial no exame de qualificação?
O IWC atua neste segmento desde sua fundação em 2003, possuímos mais de 5000 alunos formados, 80% dos nossos instrutores são formados e exclusivos do IWC, estamos em 04 cidades brasileiras, possuímos experiência, know-how em treinamentos e um corpo técnico de dar inveja a algumas faculdades. Estamos em fase de certificação para obter a ISO9001, segue abaixo um dos nossos indicadores da qualidade onde é possível notar que nosso índice de aprovação é muito alto.
INFOSOLDA: A partir deste ano o IWC passou a ser engenharia, o que pode nos informar sobre esta nova etapa do IWC?
Na realidade o IWC Industrial Welding Course sempre realizou serviços de engenharia e consultoria em soldagem, fiscalização de obras e serviços de inspeção, temos alguns atestados de capacidade técnica emitidos pelas principais empresas deste segmento. Porém muitos clientes perguntavam se poderíamos soldar tal equipamento ou realizar reparo em outro ou se conhecíamos quem pudesse realizar estes serviços, acabamos enxergando uma oportunidade de negócio e junto com o meu filho que é Inspetor de Solda N2 e técnico com mais de 13 anos de experiência em fabricação e inspeção de equipamentos resolvemos abrir uma nova empresa chamada de IWC Industria & Engenharia.
Localizada em Duque de Caxias a 500m da Rodovia Washington Luis, próximo do cruzamento com a Rio Magé em uma área total de 11.000m2, sendo 6.000 m2 cobertos, com 03 pontes rolantes de 6 ton e cabine de jateamento de 13x6m, possuímos toda a infra estrutura necessária para atender nossos clientes com a velocidade e a mesma qualidade de sempre.
Dentre os novos serviços, podemos citar: Fabricação de Spools, Estruturas metálicas, Equipamentos Submersos (Skids, PLEM, PLET), equipamentos pressurizados (vasos de pressão), Serviços de Soldagem, como reparos de embarcações, montagem e soldagem de tubulações e estruturas metálicas (On-Shore e Off-Shore), Serviços de Engenharia como Fiscalização de Obras, Serviços de Inspeção, Engenharia em Soldagem e Controle da Qualidade, entre outros.
Dentre nossos clientes, podemos citar a SAIPEM, o Consórcio QI, Global Industries, TSGas, Petrobras, etc.
INFOSOLDA: Além do IWC engenharia, o que podemos esperar do IWC para este ano e os próximos?
O IWC Industria & Engenharia, por ser uma empresa nova e bastante complexa vai ocupar muito o nosso tempo nos próximos meses, você sabe como é aquele velho ditado que o boi só engorda com o olho do dono....(risos)
Como novidade posso adiantar que estamos agora desenvolvendo um o projeto muito bacana chamado "Construindo Futuros", buscando principalmente a inclusão social de pessoas carentes e reabilitação de ex-detentos através de treinamento e busca da empregabilidade junto as empresas do setor de energia. Neste projeto o IWC fornece bolsas integrais a alunos que sejam indicados por ONGs credenciadas, após o treinamento gratuito, buscamos a empregabilidade destas pessoas.
O projeto já iniciou e possuímos hoje os primeiros 04 alunos bolsistas que foram indicados pelo Afroreggae, inicialmente estamos formando Inspetores de Soldagem, mas no futuro próximo queremos formar soldadores, pintores, caldeireiros, encanadores, etc.
É claro que nosso setor de cursos não para, e estamos para lançar novos cursos como inspetor de equipamentos, pintor industrial, entre outros.
Quem Estiver interessado em tirar mais dúvidas poderá entrar em contato com o IWC através do site www.iwccursos.com.br ou pelos telefones 4004-0435 ramal 1194, para capitais metropolitanas, e (21) 2270-0919 para demais regiões. Para os profissionais que pretendem atuar ou que já atuam na área, mas, buscam melhores oportunidades o IWC possui um banco de profissionais onde é possível ao interessado cadastrar seu currículo, estando também acessível às empresas que buscam mão de obra.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2010 End Solda